terça-feira, março 18, 2008

A Revista Veja é Fascista e Seus Editores São Covardes

Capa da Veja por ocasião da renúncia de Fidel Castro.
.
.

Trecho da reportagem de capa da revista Veja sobre a renúncia de Fidel:

.

"O ditador entrega o comando direto do país ao irmão, abre caminho para mudanças, mas fica ainda como um fantasma assombrando o povo e preservando sua tenebrosa herança.

O que será de Cuba depois que Fidel for se encontrar com Marx no céu dos comunistas? O regime cubano, da forma como nós o conhecemos, não pode sobreviver a seu criador. No dia seguinte ao funeral do "comandante-en-jefe", tudo parecerá no mesmo lugar – o Partido Comunista, a polícia política, os ministérios, a camarilha dirigente –, mas essa estrutura terá a consistência de um painel cenográfico."

.
.
.
.Reprodução do E-mail acima, endereçado à seção de Cartas, da Revista Veja:
.
.

Ontem, numa fila de supermercado, ao observar a capa da edição 2049 dessa revista, obtive a resposta à pergunta que sequer nunca havia me feito: "Porque deixei de ser assinante de Veja".
O "Já Vai Tarde" sobre a silhueta de Fidel Castro, sugere até um plágio de um texto meu sobre a morte do ditador chileno Augusto Pinochet, enquanto a Veja, na edição de 20.12.2006, publicava: "O golpe de 1973 foi um produto da Guerra Fria. A CIA, o serviço secreto americano, que tinha tramado para impedir a posse de Allende em 1970, recebeu carta-branca e verbas para ajudar a organizar e financiar o golpe." Por que criar um fosso tão grande entre ditaduras de direita e de esquerda? Por que Fidel incomoda tanto essa revista e Pinochet não?
Rodolfo Vasconcellos


.
.
.
Capa da Veja por ocasião da morte de Augusto Pinnochet.
.
.

Trecho extraído do texto publicado pela revista Veja sobre a morte do sanguinário ditador chileno Augusto Pinochet, fato que não mereceu sequer uma chamada de capa como se pode ver na foto imediatamente acima:

“Existe a crença de que sem a ditadura não teria sido possível atingir um bom desempenho econômico. Reformas liberais similares promovidas por Margaret Thatcher na Inglaterra resultaram em desenvolvimento econômico acelerado sem arranhar minimamente a democracia. Por outro lado, modelos econômicos ultrapassados não dão certo mesmo quando garantidos por regimes de força. De outra forma, a ditadura cubana teria criado um país próspero, e não um dos mais pobres da América Latina.”

.

Nas duas edições seguintes procurei na seção de cartas a publicação da minha correspondência e, não só não encontrei a minha como não encontrei uma única criticando a postura fascista da revista. Apenas uma dezena de cartas foi publicada, todas apoiando o “Conselho Ditatorial” da revista.

.

.

.

.

9 comentários:

Anônimo disse...

Por que te encomoda tanto uma pessoa não ter a mesma opinião que você em relação a Fidel Castro? Por que te encomada tanto uma pessoa não sentir a mesma admiração que a sua?
Não entendo como as pessoas perdem tempo falando de Fidel de Castro. Primeiro lugar o mundo tá se lixando pra Fidel, com ele, ou sem ele o mundo vai continuar a mesma coisa, Segundo lugar, se ele foi bom ou ruim quem deve julgar são os cubanos, só interessa a eles, nós aqui no Brasil temos muito pra cuidar e discutir em relação ao nosso país e nosso governo, e achar que um governo é maravilhoso e idolatrá-lo só porque ele enfrentou os Estados unidos, e porque lá talvez não tenha alguns problemas sociais que existe aqui é rídiculo. Principalmente porque pra fazer isso o povo teve amargar uma ditadura e perder completamente a liberdade de se expressar e escolher o que é melhor pra ele (povo). Se eu fosse de Cuba acho que também fugiria pra Disney, só sinto em ter que fugir em vez de poder sair pela porta da frente com todo o direito de sair.
abraço

Anônimo disse...

incomoda.

Bastidores disse...

Ah! Ainda bem que alguém te informou que o correto é "incomoda" e não "encomoda" como grifou duas vezes.
Eu já ia iniciar esse texto dizendo que, se você fosse cubano, com certeza saberia redigir corretamente em mais de um idioma, teria mais informações sobre política internacional e, principalmente, coragem para comentar meu texto com seu próprio nome, e não anonimamente como faz.
O que Cuba tem de melhor é seu povo. Com certeza nunca estiveste na Ilha. Já fui dono aqui em Recife do primeiro bar cubano destas bandas, e para isso estive por três vezes com aquele maravilhoso povo.
Deixe-me, porém, fazer-te uma pergunta: O que fere mais uma pessoa? Um impedimento político de deixar seu país e viajar para onde bem entender, ou a incapacidade material (dinheiro) para tal? Mais de 2/3 do povo do teu país adoraria viajar para a cidade vizinha mas está impedido... Impedido pela humilhante imposição da miséria.

Nadja Rolim disse...

Nossa! Fugir pra Disney é desespero total e restrito rsrsr. Criatura dê uma voltinha na Africa, certamente será bem mais proveitoso e gratificante.

Anônimo disse...

Acredito eu, que vc está 100% correto em denúnciar estas manipulações que estas revistas neo-liberias fazem das informações q chegam até nós!

Espero que vc continue assim...

Unknown disse...

Sim, a revista Veja é tendenciosa, manipuladora, só falta colocar num pedestal quem é da Direita, esquecendo que eles tem defeitos e coloca no mesmo rótulo: esquerdistas, terroristas, bandidos... Agora, achar que falta da liberdade de expressão, não seja grave... Que o povo cubando fugindo não seja sinal de que algi está errado... acho ingenuidade demais também. De qualquer forma, apesar de nossas idéias discordantes, parabéns por denunciar esta revisteca de porcaria. Tendenciosa e sensacionalista também!

Paul R disse...

A 'reportagem' sobre a morte de Pinochet cita as excelentes reformas liberais promovidas seguindo o modelo Thatcher. Nesse momento, constatei (mais uma de tantas vezes) a postura patética desta pasquinada de direita. Meu pai descende de irlandeses católicos de classe trabalhadora e é natural de Glasgow, na Escócia. Esteve entre os muitos cidadãos britânicos abaixo da linha da pobreza (sim, isso não é exclusividade dos países do dito terceiro mundo), resultado de uma política liberalista catastrófica que enriqueceu a elite e deixou de prestar os serviços mais básicos à população, e acabou mudando para o Brasil, onde nasci e fui criado. A economia não melhorou até a chegada do Labour Party (Trabalhistas). Enquanto isso, a veja ignora completamente os serviços de saúde e educação prestados ao povo cubano. Um país como o Brasil deveria se envergonhar por ter um lixo jornalístico à la The Sun vendido como fonte de informação séria.

Geferson Jones disse...

Rodolfo,

Sou totalmente contra qualquer religião, acho que a pior coisa que o homem fez foi inventar deus(letra minuscula mesmo), mas não consigo concordar com você na questão de Cuba ou de qualquer outro sistema totalitário,concordo com a revista que informa "sempre usamos a desculpa da opressão Norte Americana para o fracasso e atraso da America latina,sem falar nos intelectuais, artistas e religiosos correligionários de Fidel Castro e sua politica, apoiam abertamente o regime mas fazem questão de em seu próprio país desfrutar das liberdades de um estado Democrático".

abraço.

Rodrigo Lames disse...

Olá. Alguém teria a capa da Veja onde ela adverte "Pais, cuidado! Os sociólogos estão chegando."? Foi sobre a Lei que tronou o ensino de Sociologia obrigatória em 2008 durante o governo Lula, por meto de doutrinação. Obrigado.